A cidade de Vale de Cambra pertence ao distrito de Aveiro. Está situada a 267 metros de altitude, em plena várzea irrigada pelo rio Caima, sendo extremamente verdejante e fértil.
Pela riqueza da vegetação e deslumbramento da paisagem, houve quem designasse Vale de Cambra como a Suíça portuguesa. É sede de concelho e o seu feriado municipal é a 13 de Junho, integrado nas festas do concelho e da cidade em honra de Santo António.
O seu nome actual condiz com a própria configuração geográfica, mas a sede de concelho, antes da sua actual designação e localização, teve vários nomes: chamou-se Caymbra, Santa Maria de Caymbra, Câmara do Bispo de Coimbra, Cambra e, por último, Macieira de Cambra. Ao ser extinto o concelho de Macieira de Cambra, a sede foi transferida para a povoação de Gandra, passando então o concelho e a povoação a chamar-se Vale de Cambra. É mais ou menos aceite que a palavra Cambra é deformação de Câmara.
À data da fundação da monarquia portuguesa, estas terras de Caymbra pertenciam aos domínios da diocese de Mérida (Espanha). Depois, passaram a ser património dos bispos de Coimbra, transitando sucessivamente para os bispados de Aveiro e Porto e, mais tarde, para os condes da Feira. Ao extinguir-se esta família, passaram para a Casa do Infantado.
A Terra de Cambra teve povoamento pré-romano, como o demonstram os documentos arqueológicos da sua área: inscrições rupestres, edificações dolménicas, castros, utensílios vários, quer de cerâmica quer metálicos...
Entre os lugares a visitar, contam-se a igreja, o cruzeiro de Rôge e o pelouro quinhentista de Macieira de Cambra. Aconselha-se um passeio ao miradouro das Baralhas, à Mira das Sete Cidades, ao Parque da Sra. da Saúde, à Barragem Eng. Duarte Pacheco, ao Parque da Sra. do Desterro, à Frecha da Mizarela e à Anta do Cercal.
Desde antiquíssima data, Vale de Cambra realiza nos dias 9 e 23 de cada mês a tradicional feira no concelho. A indústria transformadora tem as suas raízes nos recursos naturais e no desenvolvimento do sector primário. Às empresas de metalomecânica, e às empresas agro-alimentares, juntam-se as indústrias da madeira, dos têxteis, vestuário e couro. São indústrias de grande envergadura e com prestígio internacional.
Vale de Cambra caracteriza-se também pela boa gastronomia.
Visitar Vale de Cambra é ter a certeza de conhecer uma das mais belas regiões do País.
Pesquisa de CB
Rúbrica: A minha terra
Revista Audácia, #325, Novembro 1996
Sem comentários:
Enviar um comentário