Na minha opinião é importante as crianças brincarem. Brincar é essencial para a sua aprendizagem. Não é inútil a brincadeira na escola, como afirmam alguns pais. Dizem até que os filhos, só vão para lá brincar e não estão a aprender nada.
Estes conceitos estão errados. Brincar é aprender, com directivas apropriadas dos educadores para ainda maior sucesso.
A criança deseja brincar para aprender o mundo que a rodeia, para experimentar as situações mais diversas, para se mexer e movimentar neste mundo com a finalidade de cada vez que brinca saber mais, criar estruturas mais fortes e elaboradas ao longo do seu crescimento - patamares para ir mais além no futuro.
Muitas vezes inibimos as crianças de brincar. Queremos tudo arrumado e limpo, e, cremos que isso será uma boa ajuda para o seu comportamento futuro. Mas, na verdade, estamos a travar o seu desenvolvimento infantil. Queremos pouco barulho e pouco movimento. Não estão quietos e até pensamos em "amarrá-los" às vezes nem que seja por breves instantes. Em grupo ainda são mais traquinas.
Por meio dos jogos e brincadeiras a criança testa as suas possibilidades físicas (correr, saltar, pular, gatinhar); sociais (as diversas profissões que imitam...); as suas habilidades; as regras; os efeitos do seu comportamento (perder, ganhar, levantar depois de uma queda); reconhecer o que é bom ou mau para próximas investidas; a aprendizagem da linguagem. Brincar tem potencialidades físicas e linguísticas.
A actividade de brincar com outras crianças conduz à compreensão de alguns princípios, tais como a partilha, a colaboração e competição, a liderança, a obediência às regras, entre outros.
As brincadeiras ajudam a solucionar dificuldades - ansiedades, conflitos, medos e angústias. A oportunidade de brincar permite melhor preparação emocional para controlo das suas emoções e atitudes no contexto social, tendo como consequ~encia resultados frutíferos ao longo da sua vida. Brincar permite "dar asas" aos sentimentos, auxiliar na reflexão situacional, ajuda a criar alternativas de conduta mais satisfatórias dos desejos da criança.
Hoje sabemos que os bébés que têm estímulos dos brinquedos e lhes tocam e interagem com eles (não ficam só a olhar) desenvolvem mais a inteligência e têm mais interesse pelo aprendido.
É preciso dar tempo de qualidade às nossas crianças. É preciso dar progressiva brincadeira. mais do que os brinquedos, valem os carinhos, as "festinhas", a atenção, as respostas aos seus porquês.
É preciso sensibilizar! nem todas têm acesso aos seus direitos.
Muitas crianças não sabem o que é brincar. Têm outras prioridades - trabalho, fome, guerra, doenças, ...
Torne o mundo melhor. Abrace as nossas crianças e as suas brincadeiras dirigidas. Brincar e Aprender andam de mãos dadas. Bom ano 2008!
Publicação. Jornal Notícias de Cambra, 15 Janeiro 2008, p.2
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