quinta-feira, 17 de março de 2011

Ano Europeu do Diálogo Intercultural 2008 - Juntos na diversidade

Vivemos 2008 não sendo apenas mais um ano mobilizador da sociedade civil, e, de sensibilização para a diversidade cultural dos cidadãos europeus. 2008 é o Ano Europeu do Diálogo Intercultural com o lema "Juntos na Diversidade".
Ao longo do ano qualquer um de nós, residente na União Europeia, e especialmente os jovens, são interpelados a explorar e a descobrir as riquezas da herança cultural e das diferentes tradições culturais.
O Ano Europeu do Diálogo Intercultural (2008) foi estabelecido pela Decisão n.º 1983/2006/EC do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Dezembro de 2006. O seu intuito é "perante os alargamentos sucessivos da União Europeia (UE) e a maior mobilidade de cidadãos" sensibilizar e promover o sector cultural favorecendo uma gestão da diversidade cultural, ao nível de cada indivíduo. É essencial a contribuição de todos os Estados-Membros para o desenvolvimento das culturas.
A raiz desta iniciativa está na "Decisão n.º 1904/2006/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de Dezembro de 2006, que institui, para o período "Europa para os cidadãos", destinado a promover a cidadania europeia activa. (...) A decisão propõe que se criem as condições de uma aproximação entre os cidadãos europeus e que se aumente o sentimento de identidade europeia. (...) Destina-se  a fomentar a cooperação entre os cidadãos e as organizações de cidadãos de diferentes países na perspectiva de os mesmos se encontrarem e agirem juntos num ambiente europeu que respeite a sua diversidade."
O Ano Europeu do Diálogo Intercultural começou com o evento de abertura nos dias 7 e 8 de Janeiro de 2008 a nível comunitário; preparado pela Eslovénia a presidir à EU em cooperação com a Comissão Europeia. O evento também foi a cerimónia de abertura onde a Eslovénia assumiu a Presidência da União Europeia durante este primeiro semestre de 2008.
Os anos europeus temáticos são um incentivo à proliferação de ideias. As mensagens-chave do diálogo intercultural visam o entendimento mútuo e melhor convívio, a exploração dos benefícios da diversidade cultural, o encorajamento de uma cidadania europeia activa e o sentimento de pertença à Europa. Estamos num "espaço" - a Europa - onde domina cada vez mais a diversidade cultural. «O alargamento, a livre circulação de trabalhadores e a globalização, alargaram o carácter multicultural de muitos países - número de línguas, religiões, etnias e culturas.»
Saiba mais... conheça as iniciativas e eventos portugueses e outros, no site http://www.aedi2008.pt/. Vale a pena . Participe!

Publicação: Jornal Notícias de Cambra, 15 abril 2008, p. 3

Sem comentários:

Enviar um comentário