quinta-feira, 17 de março de 2011

2008 Ano Internacional da Batata

No presente ano a batata - o tubérculo pertencente à família das solanáceas - não agradou a todos na nossa região porque nem todos tiveram batatas grandes e numerosas como em anos anteriores. O cultivo da batata deste ano foi igual a tantos outros mas sem os mesmos resultados; semear as batatas cortadas com os grelos assumidos, colocar terra boa, regar e tratar contra as pestes ao longo do seu crescimento - tudo foi feito, porém muitas sementeiras ficaram "queimadas" devido a moléstia e desta vez não foram os escaravelhos! Porque falo de batatas? É verdade que têm uma flor belíssima que gosto... não é por isso! Saiba já!
O ano 2008 (e já no seu último trimestre) é o Ano Internacional da Batata e, deste modo reforça este alimento que viu o seu consumo aumentado em 4,5% nos últimos 10 anos, segundo dados da FAO - Organização para a Alimentação e Agricultura. Esta organização das Nações Unidas, fundada em 1945, faz esforços internacionais para anular a fome. Serve ambos os países - desenvolvidos e em desenvolvimento - age como um fórum neutro onde todas as nações se conhecem como iguais para negociar acordos e debater políticas. FAO é também uma fonte de informação e conhecimento que ajuda os países em desenvolvimento e países em transição a modernizarem-se, a melhorar as práticas na agricultura, silvicultura (cultura e conservação das florestas), pesca e a procurar boa nutrição para todos.
«A prioridade imediata é alimentar os famintos. Mas todo o esforço que é agora pedido à comunidade internacional não pode deixar de lado as questões estruturais: garantir que os mais pobres conseguem começar a produzir os seus próprios alimentos, investindo na agricultura nos países em desenvolvimento. Foi esta a mensagem deixada (...) pelas Nações Unidas, que criaram um gabinete de crise para fazer face à situação da crise alimentar. «Os responsáveis pela crise são vários: mais procura, sobretudo por parte da China e Índia, e quebras na oferta, tanto por maus anos agrícolas como pelo desvio de parte da produção para biocombustíveis. O cenário foi agravado por muita especulação e pela escalada do petróleo.»
Para o director-geral da FAO, Jacques Diouf «o aumento dos preços constituiria, segundo os fundamentos do mercado, um incentivo a que os agricultores aumentassem as suas produções. Mas em boa parte do planeta isto não está a acontecer. "Em muitos casos, faltam estradas, infra-estruturas, serviços de comunicação, acesso a tecnologias, investigação agrícola e um bom sistema de crédito e comercialização."»
A batata tem séculos. Tem origem na América na região de Andes, na fronteira entre a Bolívia e o Perú, sendo cultivada há mais de 7000 anos e consumida há mais de 8000 anos. Está na Europa desde o século XVI. É a terceira maior cultura utilizada como fonte de alimento no mundo, a seguir ao arroz e trigo.
No mercado há batatas para todos os tipos: para assar, fritar ou cozer. Há imensas (milhares) de variedades de batata; de casca vermelha temos, por exemplo, a désirée, kondor, romana; de casca amarela: kennebec, monalisa e spunta.
As batatas são ricas em hidratos de carbono, fazendo delas uma boa fonte de energia. A presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, Alexandra Bento, ensina que o «cozer a batata com casca preserva os nutrientes, em especial os minerais. Se for um tubérculo novo, resguarda a vitamina C (...); é importante variar o menu, misturar diversos alimentos, legumes e verduras e carnes e peixes».
Com a crise na produção dos cereais a batata assumiu papel predominante este ano na ONU, através da FAO. Este organismo, dedicado á alimentação, quer que a «batata seja o alimento do futuro»! Inove dentro da tradição pois temos uma gastronomia rica em batata e já sabemos que comer masi do que as nossas necessidades engorda sempre. Faça bom uso da batata. Foi e ainda é a "estrela" deste ano. Divirta-se com ela na sua cozinha com criatividade.
Fontes:
http://www.patato2008.org/
http://www.fao.org/
http://www.correiomanha.pt/
http://pt.wikipedia.org/wiki/batata
http://www.confagri.pt/
Jornal Público (30 de Abril de 2008)
RTP2 - Programa Sociedade Civil - Tema: O Regresso da fome (6 de Maio de 2008).

Publicação: Jornal Notícias de Cambra, Ano XVI, # 322, 15 Novembro 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário