sexta-feira, 18 de março de 2011
Douro Azul - Património e Lazer Educativo
Quando participamos de experiências enriquecedoras, ficamos mais permeáveis a notícias que se relacionam com essas mesmas experiências. É o caso da empresa Douro Azul que conheci quando participei num Cruzeiro no rio Douro no final de Junho.
Há escolas com excelentes profissionais que realizam eventos únicos e fazem as crianças acreditar que nada é impossível basta ter objectivos determinantes e estratégias bem definidas. Uma escola fazer o seu final de ano lectivo com um Cruzeiro no Douro não é para qualquer Escola Básica do 1.º Ciclo de Entre Douro e Vouga, porque exige grande número de alunos, angariação de fundos visto que não é um passeio acessível aos alunos mais desfavorecidos monetariamente se não tiverem rifas ou outras formas, movimentação e empenho constante, contacto directo com as famílias dos alunos e muitos outros aspectos organizativos.
Quando há “clientes” do âmbito laboral que não nos conhecendo pessoalmente só a nível profissional actual nos convidam para acompanhar o seu filho é especial para a minha humanidade de “ser” pessoa entre as pessoas. Desse convite, foi um privilégio acompanhar professores, alunos, familiares dos alunos, amigos nesta aventura - no meu primeiro cruzeiro - foi fantástico! Fez-me lembrar a maravilhosa Professora Teresa de Aveiro que tive na Escola Primária de Santa Cruz que organizou um passeio a S. Jacinto de lancha, onde até deixei cair o meu sapato à água recuperado quase de imediato e ainda bem! Pois é…travessuras da criança que fui! Lembro-me que também fizemos um pequeno trajecto de comboio porque creio que ninguém teria também andado nesse meio de transporte na altura. Conhecer o “meio” e saber usufruir dele é fundamental e quem toma iniciativa, especialmente para com as mais tenras idades que estão a despertar e tem sede de experimentar, nesse sentido merece todo o apreço, consideração e apoio.
Adorei o cruzeiro pelo acolhimento, convívio, reflexão que proporciona, actividades planeadas pelos professores e alunos - de música, dança, entrega de certificados/prémios aos alunos que mais se destacaram em determinado campo durante o ano - pelas regalias inerentes e porque embora já conhecesse o Douro pelos trajectos de carro nos pontos mais marcantes entre Vila Nova de Gaia/Porto até Barca D’Alva, ficar com a perspectiva da natureza e movimento nas próprias águas do Douro é único. Temos um património muito rico e com muito potencial para o Mundo. A vegetação, as margens e infra-estruturas, os transportes, a arquitectura das casas e edifícios, as pontes, as barragens, a gastronomia são um poder.
Tudo isto veio a propósito da notícia no Jornal de Negócios de 24 de Julho, onde Mário Ferreira, Presidente da Douro Azul e único dono da empresa, dizia que “a grande novidade são os turistas israelitas (…) Por nacionalidades, os oriundos dos Estados Unidos lideram agora a lista de dormidas nas embarcações da Douro Azul (…) turistas austríacos para cruzeiros de uma semana no Douro, entre Abril e Outubro do próximo ano. (…) Temos já clientes para 2011 para um novo barco no Douro. (…) [negócio futuro] um navio-hotel para o rio Amazonas, naquela que marcaria a estreia da empresa na internacionalização. (…) A embarcação até já tem nome: Royal Amazon. (…) A empresa opera uma dúzia de barcos no rio Douro, dos quais quatro navios-hotel”. O “Douro” fica perto… mas falando de um modo genérico, Portugal tem muito potencial, é um destino turístico de excelência, e nós portugueses devemos valorizar o que de melhor temos para oferecer a quem nos visita. Acho lamentável ouvir comentários de que não prestamos porque revela total ignorância dos trunfos que Portugal tem e dos prémios que ganha no exterior - até ultimamente noticiado os nossos vinhos portugueses ganharam bastantes medalhas em ouro e outras. Este é só um “ponto forte” que aponto que me lembrei agora porque temos muitos outros!
Boas Férias!
Publicação: Blog pessoal CB, em 1 de Agosto de 2009.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário