sábado, 12 de março de 2011

Outubro - Missões, de cada um de nós

"Todos somos chamados e obrigados a evangelizar, e essa missão basilar, que é igual para todos os cristãos, deve tornar-se um verdadeiro imperativo quotidiano e uma solicitude constante na nossa vida." João Paulo II

No dia 20 de Outubro celebra-se o Dia Mundial das Missões, além deste dia, existem outros dias mundiais neste mês como, por exemplo, o Dia Mundial da Música no primeiro dia do mês.
A Música é uma missão do coração que gosta de emergir na alma, na liberdade da acção e no horizonte da nossa sensibilidade. Cada um conquista em si, para si, uma missão própria e original que jamais deve ignorar, pois todos somos missionários.
Vamos passar a saber que o Dia Mundial das Missões, instituído por Pio XI por proposta da Obra da Propagação da Fé em 1926, chama-nos cada ano, em virtude do espírito de unidade e universalidade da Igreja, a uma renovada consciência da responsabilidade de todos e de cada um na difusão da mensagem evangélica. Este é um acontecimento muito importante para a vida da Igreja! Portanto, convido-te a vivê-lo e a participar em tudo o que diz respeito às missões e missionários. Todos nós compete dar um ar de juventude a esse dia e não deixar que passe despercebido em nossas casas, na nossa paróquia, nos nossos grupos e entre os nossos amigos.
A surpresa da palavra - Missões - reserva uma infindável lista de acções que nós, comunidade de cristãos, podemos realizar. Atenção! Repara que Missão é: anúncio, igualdade, amor, justiça, fé, confirmação, evangelização do amor de Deus, e, o infinito do que podes fazer mediante abraçar todos os homens em cooperação espiritual e sinceridade perante Deus Pai, donde surge a missão do Filho e do Espírito Santo.
Agora compete a ti participar na vida e nas actividades da tua comunidade; não ter medo (nem de modo algum vergonha) de dizer que és amigo(a) de Jesus; nas tuas discussões esforça-te por escutar os outros e não procurar agredir ninguém; rejeitar a violência; evitar palavras ofensivas; acolher com disponibilidade os estrangeiros que encontrares, prestar-lhes informações, interessar-te pelas suas situações e problemas; espalhar a cultura da solidariedade; não fazer distinção entre pessoas; esforçar-te por conhecer e apreciar países, culturas e povos diferentes dos teus; nunca deixar lixo pelo chão nas visitas e passeios que fazes (o ambiente é um bem que pertence a todos!); não te fechares a uma possível chamada do Senhor para uma vida completamente dada ao evangelho e aos irmãos: informar-te e conhecer o empenhamento missionário da Igreja - estas são algumas ideias de missão. Encontra a tua missão no dia à dia e segue com devoção, carisma e empenho porque o fundamento da vida missionária está em Deus e não em nós próprios. É Ele o protagonista da missão, onde quer que ela se realize.
O Senhor chama-nos a sair de nós mesmos, construir a Igreja e testemunhar a caridade. Nota que nada está mais longe da missão do que um cristão fechado em si mesmo; O Papa João Paulo II diz que é "dando a fé que ela se fortalece" e não é necessário pensar muito para testar a veracidade desta afirmação, basta observar e experimentar. Naturalmente que nem sempre é fácil transmitir a fé pois existe ainda muitos obstáculos ou desafios no caminho, em contrapartida, vale a pena lutar e ir em frente pois o sucesso - os frutos - da missão não demorarão a aparecer. Basta que tu e eu, mais todos os que nos rodeiam, lutemos pela mesma causa com espírito de grupo, objectivos concretos e muita esperança.
Lembra-te que o missionário tem que ser uma pessoa ligada a Deus, uma pessoa do povo e da Igreja. Além disso, o que torna possível caminhada missionária, ou seja, as diversas situações que constituem o dia-a-dia do missionário, é a certeza da chamada de Deus e da sua presença. Não podemos esquecer isto! Deus é base sólida, motivo de esperança. Tudo!
Jovem! Sê cooperante missionária nos locais onde passas durante a tua vida. Descobre a tua missão e jamais desanimes porque há sempre alguém que está do teu lado para te apoiar e ajudar. Todavia, tens um coração aberto e grandes horizontes: não tenhas medo de dedicar a tua vida no serviço a Cristo e ao Evangelho. Abre a tua mente e o coração ao percurso da missão.
A vós famílias falo neste momento para que participem na vida e na missão da Igreja. É no seio da família que surgem os missionários e evangelizadores, e que nascem e se apoiam as vocações missionárias. É necessário famílias que gerem e amem a vida com espírito missionários, vínculos afectivos, fortalecimento, educação e virtudes cristãs pois não podemos perder o verdadeiro sentido da vida. Particularmente, para vós mulheres, guias de todos os homens da face da terra, fortalecei o desenvolvimento integral do homem.
Vamos todos levar as missões de cada um de nós em frente e construir um grande Dia Mundial das Missões com todas as ideias, ideias e ajuda da nossa construtividade humana.
Bom Dia Mundial das Missões!!! CB

"Não há escolha mais radical e corajosa do que esta: deixar tudo, para se dedicar à salvação dos irmãos, que não receberam o dom inestimável da fé em Cristo."
"Os Missionários dedicam todas as suas energias físicas e espirituais a difundir o Evangelho da esperança. Por meio deles, Cristo, redentor do homem, repete aos homens: "Vim para que tenham vida e a tenham em abundância". É justo, pois, que neste Dia Mundial das Missões os católicos se unam estreitamente a eles e lhes manifestem a sua simpatia e colaboração, mediante solidariedade concreta. São graves e urgentes as necessidades que a evangelização e a promoção humana comportam." João Paulo II

Sem comentários:

Enviar um comentário