sexta-feira, 18 de março de 2011

Saúde, Mobilidade e Life Cycle

A propósito da “Semana Europeia da Mobilidade” que decorre de 16 a 22 de Setembro de 2009, a minha lembrança interessada no tema da “MOBILIDADE”, com caderno de apontamentos.
Lifecycle keep on cycling! Life Cycle bicicleta é vida! O “Life Cycle” é um projecto do Programa Europeu de Saúde Pública da União Europeia. Muito a dizer com este slogan a nível mundial e a nível do nosso distrito de Aveiro. O seminário com o tema “A Saúde e a Bicicleta - Projecto Life Cycle. A Bicicleta é Vida!” teve lugar no dia 7 de Abril de 2009 - Dia Mundial da Saúde - em Aveiro no Centro de Congressos. Aprendi muito com a participação na iniciativa onde foi levada a cabo a Apresentação Oficial do Projecto “Life Cycle”.
Um pequeno parêntesis para frisar que o que transmito é uma gota no oceano do que foi expresso. Os meus parabéns a todos, oradores (que refiro e não refiro neste texto), organização, entidades e personalidades que “apadrinham” iniciativa. Também, ao meu distrito: Parabéns AVEIRO (1759-2009) pelos 250 anos! A nossa “Veneza Portuguesa”! Esperemos que não venha um dia na capa da Revista National Geographic que tenho aqui ao lado a dizer “Salvar Aveiro” como vem na capa “Salvar Veneza”, este mês! [Risos] «O mundo ama a encantadora cidade…»
Com o Eng. Mário Alves surpreendi-me com os números. Paris tem 25 000 bicicletas… Decorrem campanhas em várias partes do mundo, alguns exemplos: Alemanha “bike to work”; Liechtenstein - “um país muito pequenino” - sensibilização de pais e crianças; Áustria… A Federação Portuguesa de Ciclismo tem 20 mil membros. E, a falta de exercício físico, as emissões e os acidentes são três factores que apesar dos avanços da medicina levará a que esta geração poderá viver menos.
Com o exímio Moderador de debate, Dr. João Terrível, Director do Centro de Saúde de Aveiro, ouvi falar do Conselho Empresarial Mundial e do Brasileiro. Números como gosto: em 2030 o dobro de 30% vivem em cidades. Números que dão que pensar, ainda melhor para a mente!
Com o Dr. José António Nobre Santos, Director do Serviço de Cardiologia do Hospital D. Pedro, Aveiro, na sua exposição “Coração… Relógio da Vida” recebi atentamente o conhecimento da “Carta Europeia do Coração” - Carta Europeia para a Saúde do Coração. Tabaco, álcool (a maior taxa per capita do Mundo situa-se nos 20-30 anos), diabetes, vantagens pessoais e laborais do exercício, alimentação “colorida” foram alguns dos muitos pontos focados. Apresentou actividades específicas como aeróbica, saltar à corda, dança, corrida, natação, marcha, ténis… Terminou de forma excelente com o filme intitulado “bicicleta”.
Com a Prof. Dra. Margarida Coelho da Universidade de Aveiro - “O contributo da Bicicleta para uma Mobilidade Sustentável” - foi mobilizador. Os aspectos reais de que a mobilidade é “cada vez menos pendular” - do tipo “casa-trabalho-casa” - pois as pessoas vão a outros sítios; o automóvel vs “status” social; os casos como Paris, Bruxelas, Holanda - especificamente da cidade de Amesterdão que é a “cidade das bicicletas”, de Copenhaga na Dinamarca, de Espanha com referência a Saragoça, Barcelona e Madrid; de Itália, de Denver nos E.U.A. e do Brasil - conhecimento global muito abrangente e motivador. E Portugal? Massa Crítica é imprescindível.
“A Bicicleta Saudável” defendida pelo Médico, Dr. Basil Ribeiro, relevou a problemática do sedentarismo e suas implicações: situações cardíacas, cancro, diabetes, depressão, …; Abordou diferentes tipos de exercícios com fins específicos com regras de “duração – frequência – intensidade” semanal, diária com médias estipuladas e equiparação entre algumas das várias modalidades como bicicleta, ténis, danças de salão e jardinagem, caminhar, jogging, aspirar/lavar vidros… Defendeu que a “actividade física espontânea diária” é muito importante; a “obesidade é a doença do século” e que “a longevidade está a encurtar”. Falou das actividades mais adequadas e das actividades a evitar em mulheres grávidas e idosos. Simples e fácil, uma sugestão excelente para muitas pessoas, porque não?! “Passear o cão!” Eu pessoalmente já o fiz no Luxemburgo com o dos amigos.
Com o Dr. Simões Pereira, Director do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição do Hospital D. Pedro, com “Pedalar contra a Obesidade” fomos ao fulcro da “obesidade, epidemia global do século XXI” e que ficamos a saber que “metade da nossa população tem um peso anormal”. Desde a etiologia, ao ambiente e outros factores da obesidade, foi referência o IMC - Índice de Massa Corporal e a diferença que existe no conceito de peso saudável e peso normal. Um pensamento final aliciante “Corpulence is not only a disease itself, but the harbinger of others” de Hipócrates.
Com o Prof. Dr. José Alberto Duarte da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, a mensagem de que “a dose faz o veneno!” é para tudo. Fez a diferenciação entre estilo de vida activo versus sedentário. No activo deixa situações tão simples diárias como cozinhar, lavar e preparar vegetais, subir escadas, passar a ferro, levantar e mudar de canal e muitas outras. Necessitamos de pelo menos 30 minutos/dia de uma actividade de intensidade moderada. Com excelente realidade de remate que aplaudi “Uma actividade para a qual fomos preparados: MOVIMENTO.”
Do debate muitos aspectos foram focados já patentes acima e outros correlacionados como especificidades da fruta em determinadas patologias, e, especialmente o processo formativo/informativo do uso da bicicleta. Life Cycle destina-se a todos! Mudar comportamentos de mobilidade a pensar na saúde, no ambiente e no lazer é uma aposta cada vez mais necessária. Não precisamos de ser todos fantásticos e ir de Santa Maria da Feira ou S. João da Madeira à Vista Alegre como alguns colegas engenheiros faziam; nem ir de Oliveira de Azeméis a Fátima como alguns clientes. Não precisamos de ser profissionais ou praticantes intensivos. Cada qual com o seu ritmo. Bastará a percepção da realidade actual e acções adaptadas a cada circunstância e contexto.
Uma lição importante é que “movimento” com “trabalho de equipa” implica “interdisciplinaridade” o que é essencial para gerar inovação e valor em qualquer área e local. Saúde, Mobilidade, Alimentação e Actividade física andam de mãos dadas.
Boa Semana Europeia da Mobilidade! Ande de bicicleta, e deixe o carro em casa sempre que possível!
http://www.apambiente.pt/divulgacao/Projectos/SemanaEuropeiaMobilidade/Paginas/default.aspx
http://www.mobilityweek-europe.org/
http://www.lifecycle.blogspot.com/
http://www.lifecyle.cc/
http://www.lifecycle-aveiro.blogspot.com/
http://www.dgs.pt/
http://beycle.com/
http://www.who.int/countries/prt/en
http://ec.europa.eu/eahc

No âmbito do Seminário Saúde e Bicicleta - Life Cycle: a Bicicleta é Vida!
7 Abril 2009 - Centro de Congressos de Aveiro
Pelouro da Saúde e da Mobilidade - Câmara Municipal de Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário