domingo, 13 de março de 2011

Perfil educacional - a televisão

A era das novas tecnologias trouxe a todos um manancial de conhecimento, divertimento e muitas emoções. São as consolas, o computador, o vídeo, o dvd, a televisão, etc.. Elaborar trabalhos, pesquisar na Internet, utilizar o e-mail, consultar livros e programas de toda a espécie com um computador, assistir a um documentário, ver um programa cultural, escutar e ver o vídeoclip de uma boa música, olhar os traços arquitectónicos de uma cidade e ouvir a sua história através de um ecrán, não só é muito difícil como é pensar a longo prazo. Mas, o seu excesso ou cúmulo traz problemas como o isolamento ou a não socialização.
Certo dia falava com uma amiga que tem uma criança e dizia que estava sossegada porque estava a ver televisão. Sem dúvida! Até os adultos não resistem a um bom televisor. Diz a pediatra Gloria de Gaetano que "as imagens rápidas e coloridas da televisão são difíceis de resistir". As crianças podem ser muito imaginativas ou independentes mas não conseguem fugir aos "efeitos estupidificadores da caixa". Durante o seu crescimento, elas precisam de se aborrecer. Não as poupemos demais do aborrecimento de não ter actividades para fazer. Assim desenvolvem uma imaginação rica e quando adultos "uma vida interior satisfatória".
O auxílio dos pais é fundamental para que a criança queira brincar com os amigos que a visita, e não ficar pasmada a ver televisão. Esta é uma forma de manter as crianças ocupadas, de passar tempo útil - se for bem organizado e activo - com a ajuda da selecção e crítica exterior, para que tenham bons modos referenciais, morais e de justiça. Ninguém duvida que a televisão é um poderoso meio de comunicação que possibilita ver os acontecimentos que decorrem em todo o mundo.
"Prevenir comportamentos violentos nas crianças pode ser tão simples como desligar a televisão" dizem investigadores da Califórnia acentuando que há vários estudos a relacionar a realidade da violência dos media com a agressividade das crianças. Da investigação feita com 225 crianças, em idade escolar e sendo observadas no recreio, conclui-se que as que viam menos televisão tinham procedimentos menos ofensivos e viam o mundo de uma forma mais positiva (http://saude.sapo.pt/gP90/235427.html).
Para este Verão prefira os passeios nos mais diversos locais de lazer, leituras relaxantes e animadas, organize jogos, dê oportunidade dos filhos mais velhos cuidar dos mais novos, pratique algum desporto ou actividades sugestivas... Seja criativo e ágil. De qualquer forma use bem o seu tempo e divirta-se com os seus filhos, familiares e amigos com ou sem televisão. A solução é ideal enquanto não se cai na rotina, passividade e vício. CB

"Milhares de pessoas que anseiam pela imortalidade não sabem o que fazer numa tarde de chuva". Susan Ertz

Publicação: Jornal Notícias de Cambra, Ano XII, #228, 15 de Julho de 2004

Sem comentários:

Enviar um comentário