sábado, 12 de março de 2011

SIDA - Significa "Sindroma da imunodeficiência Adquirida"

Yolande, uma jovem recém-casada, recebeu em casa uma carta anónima, abriu cheia de curiosidade, mas a carta dizia que o seu marido era HIV positivo, isto é, possuidor do virus da SIDA. Num misto de pânico, confusão e desespero, Yolande ficou paralisada, como se os seus pés tivessem ficado irremediavelmente colados ao chão e não a deixassem mexer. Esta carta levou Yolande a uma verdadeira aflição, angústia e profunda confusão emocional.
O marido chegou do trabalho e, em lágrimas e pavor, confessou que andou com determinadas mulheres antes de estar casado com ela.
Um jovem casal, ambos de idade inferior a 25 anos - Yolande e Orlando irão passar, ao longo de quatro intermináveis meses, por interrogações, incertezas, à espera do resultado das análises sanguíneas a que terão de se submeter. E se Orlando foi mesmo contaminado pelas mulheres com quem se divertiu? E se Yolande já foi contaminada pelo seu recém-marido, tornando-se vítima desta doença inexorável, que futuro será o seu? E que futuro será o destes dois jovens recém-casados?
Antes de tudo, a experiência de Yolande e Orlando mostra de forma clara como todas as pessoas são sensíveis a esta doença.
A SIDA é uma doença transmissível que resulta de uma falha do sistema imunitário do organismo que, em situações normais, permite ao ser humano defender-se contra bactérias, vírus, parasitas e fungos presentes no meio ambiente. A SIDA é provocada por um vírus chamado HIV (vírus de imunodeficiência humana), causador da doença e de que os tipos mais frequentes são (HIV1 e HIV2). No entanto, não é este vírus que mata as pessoas que dela são vítimas, mas sim as infecções a que elas estão sujeitas. este vírus destrói a capacidade que o corpo humano tem de resistir às várias doenças que frequentemente o ameaçam e o tornam progressivamente mais vulnerável e frágil.
Normalmente, os primeiros sintomas são o aumento de volume dos gânglios linfáticos, suores nocturnos, febre, diarreia, perda rápida de peso, fadiga invulgar e prolongada. Todavia, devemos ter atenção de que só um exame médico completo poderá confirmar se se trata de SIDA ou não, visto que todos este sintomas acima descritos são comuns a outras doenças. Os sintomas desta doença, em muitas pessoas, não se manifestam durante vários anos. Cerca de um terço das pessoas com SIDA começam a sentir os seus efeitos cinco ou seis anos depois de serem infectadas. Essas pessoas portadoras de vírus da SIDA mas isentas de sintomas são chamadas seropositivas. CB

Jornal Novo Horizonte, Grupo de Jovens de Macieira de Cambra
Publicação Trimestral de Inspiração Cristã
Agosto/Setembro/Outubro 1996

Sem comentários:

Enviar um comentário